Desde pequena que adoro feijoada! Aliás, adoro a gastronomia portuguesa, mas convenhamos que é um bocadinho pesada e, por vezes, muito pouco saudável. Por estas razões, decidi criar as minhas próprias versões de alguns pratos tradicionais portugueses que vão ao encontro do meu estilo de vida.
Este é o prato preferido em minha casa e foi ele que me deu cartão de entrada no MasterChef Portugal. Esta feijoada é bastante saudável, pois é maioritariamente constituída por feijão (rico em proteína, cálcio, ferro e magnésio). Todos os nutrientes colaboram para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso e para a saúde. As couves são super ricas em ácido fólico e fibras. São perfeitas para regular o intestino. Nesta receita, só uso dois tipos de enchidos: a farinheira de fumeiro da Beira e o chouriço do Minho. São ambos de produção artesanal, têm um sabor super agradável e menos gordura. O frango do campo é também biológico. Se for vegetariano, pode optar pelos enchidos vegan!
A cozinha é muito sensorial, por isso, gosto de brincar com as cores.
A utilização de três tipos de feijão e dois tipos de couve oferecem diversão, diferentes texturas e apresentação ao prato.
Ingredientes para 6 pessoas:
Modo de preparação:
Corte os peitos de frango em cubos médios.
Depois, retire a pele da farinheira e corte-a aos pedaços. No que toca ao chouriço, retire-lhe também a pele e corte-o em fatias muito fininhas.
Relativamente ao feijão, tem duas hipóteses:
ou compra o biológico em frasco, ou demolha e cozinha previamente.
Atenção! Os três tipos de feijão não podem ser cozidos juntamente, porque têm tempos de cozedura diferentes.
Corte as couves bem fininhas. Num tacho grande, refogue a cebola e junte-lhe logo a salsa e os coentros. Depois, junte também o frango aos cubos e deixe refogar em lume brando.
Quando a carne já estiver meio cozinhada, junte-lhe uma farinheira em pedaços. Mexa bem!
Adicione o vinho branco e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Junte mais salsa, coentros e 400 ml de água. Mexa de novo!
Coloque outra farinheira e o chouriço e deixe cozinhar durante mais 15 minutos. Acrescente o feijão já cozido e deixe ficar 10 minutos.
Depois, junte as couves e deixe ficar mais 10 minutos. Eu gosto muito das couves mais al dente, mas é tudo uma questão de gosto!
Se preferir, deixe cozer mais um pouco.
Servir e polvilhar com salsa e coentros.