Hoje em dia o húmus deixou de ser um prato étnico para passar a fazer parte do "mainstream" em resultado da tendência crescente para a adopção de dietas vegetarianas (e até veganas).
Normalmente é feito à base de grão, mas começam a aparecer versão diferentes que também merecem o teu interesse!
O húmus é muito utilizado como a componente proteica de refeições e snacks de quem quer fazer uma alimentação saudável de inspiração mediterrânica.
Húmus clássico
A receita de húmus é bastante simples e totalmente adaptável aos gostos pessoais de cada um.
Ingredientes
Modo de preparação: Escorre bem o grão, quer o compres embalado quer o tenhas cozido em casa. Põe todos os ingredientes, exceto a água quente e a pimenta caiena, num processador de alimentos (ou na Bimby). Começa por bater a baixa velocidade e vai aumentando. Deve demorar uns 2 minutos a ficar uma pasta homogénea. Junta a água quente gradualmente, para ajustar a consistência: pretendes um creme homogéneo, sem granulosidade - é por isso que te sugiro que uses água quente, pois com água fria não fica tão suave. E atenção: podes não precisar de toda a quantidade de água que indiquei. Quando servires, enfeita o húmus com um fio de azeite virgem extra. E, se gostares de picante, polvilha-o com um pouco de pimenta caiena, dá-lhe um toque especial!
Dicas de Tempero Quando tiveres um húmus já com a boa consistência – homogéneo e cremoso - está na altura de ajustar o tempero:
Húmus de beterraba
Ingredientes
Modo de preparação: Escorre bem o grão, quer tires da embalagem quer o tenhas cozido em casa. Põe todos os ingredientes, exceto a água quente, num processador de alimentos (ou na Bimby). Começa por bater a baixa velocidade e vai aumentando. Deve demorar uns 2 minutos a ficar uma pasta homogénea. Junta a água quente gradualmente, para ajustar a consistência: pretendes um creme homogéneo, sem granulosidade - é por isso que te sugiro que uses água quente, pois com água fria não fica tão suave. E atenção: podes não precisar de toda a quantidade de água que indiquei. Ajusta o tempero, segue as dicas da receita de húmus clássico.
Sobre a beterraba Para assar: lava a beterraba; envolve em papel de alumínio e põe no forno enquanto tiveres a assar qualquer outra coisa... leva cerca de 1 hora a ficar bem macia, à temperatura de 180ºC. Para cozer: a versão mais preguiçosa (que não envergonha ninguém!) consiste em comprar beterraba já cozida e embalada em vácuo. Em alternativa: descasca a beterraba e corta em pedaços pequenos (cerca de 1cm), coze a vapor, sem tempero, por 15 minutos.
Húmus de lentilhas e ervas
Esta versão de húmus é tudo menos tradicional, mas é ótimo para quem tem dificuldade em digerir o grão e para todos os que apreciam sabores leves e frescos.
Ingredientes
Modo de preparação: Escorre bem as lentilhas, quer as tenhas cozido em casa ou comprado já cozidas. Põe todos os ingredientes num processador de alimentos (ou na Bimby). Começa por bater a baixa velocidade e vai aumentando. Deve demorar uns 2 a 3 minutos até ficar uma pasta homogénea. Podes ter que parar a meio e juntar as ervas que vão ficando agarradas à taça do processador. Se achares a textura demasiado grossa, junta um pouco de água morna – 1 colher de sopa de cada vez – até ficar como gostas. No final, ajusta os temperos como gostares. Vê as dicas de tempero na receita de húmus clássico.
Powered by Sílvia Taveira de Almeida, mentora de alimentação saudável e fundadora do Glow Chef. Além de empresária, é também uma criadora de conteúdos sobre sobre cozinha e alimentação saudável: escreve no seu blog e redes sociais; fotografia e video ; e tem um podcast - o Glow Chef Radio - onde fala sobre como conseguir uma alimentação mais natural e equilibrada no dia-a-dia ocupado que todos temos.