Quem precisa de descansar e recarregar baterias, este é um dos sítios para onde pode escapar. Fica uma das minhas zonas favoritas do Algarve, junto a Cacela Velha/Tavira, e posso assegurar que saí de lá completamente revigorada.
A Pensão Agrícola é um alojamento rural envolvido por pomares que fica a apenas 1,5 quilómetros da magnífica Ria Formosa e respetivas praias. O conceito é de slow hotel e é exatamente o que o que se sente quando lá chegamos: desaceleramos e vivemos tudo mais devagar, concentramo-nos no presente.
Conta com apenas seis quartos, três no edifício original da quinta – que foi construída em 1920 como presente de casamento da única filha dos antigos proprietários – e três em módulos exteriores, todos eles dotados de pátios privativos. A decoração é despretensiosa mas de um bom gosto incrível, tão adorável que não lhe mudaria nenhum pormenor.
Um dado interessante: a Pensão tem um aroma exclusivo, baseado no campo algarvio, com toques cítricos, doces e quentes a laranja, figo e madeira, criado pelo perfumista Lourenço Lucena, e os amenities da Nova Saboaria seguem essa linha olfativa. São pequenos detalhes que marcam a diferença.
As zonas exteriores são igualmente fantásticas. Camas espalhadas no meio do campo convidam a deitar e ler um livro, quem sabe até meditar ou dormir uma boa sesta. Têm também grandes mesas, perfeitas para longas conversas ou degustar as iguarias produzidas na própria Pensão, que até prepara cestas de piquenique a pedido.
A pequena e calma piscina é aquecida sempre que se justifica, o que permite desfrutar dela a qualquer hora do dia e mesmo no inverno.
Perfeito para relaxar, o hotel disponibiliza algumas atividades como passeios de tuk-tuk até às praias ou pela serra. Também há a possibilidade de colaborar nos cuidados do burro Ernesto, guardião da pensão e companheiro de passeios.
Contactos:
Sítio do Valongo, Conceição de Tavira
Tel. 917 782 189
www.pensaoagricola.com